Não é de
hoje que a TV aberta vem perdendo mercado pra TV paga. Primeiro porque
as pessoas estão conseguindo consumir mais e ter TV paga. Ela já deixou
de ser “artigo de luxo”, o que sempre achei ridículo, mas se tratando
de Brasil, até uma simples coca-cola pode ser um artigo de luxo. Porém,
esse não é o ponto. O que quero falar nesse post é como a TV paga
começou a ganhar um mercado grande no Brasil e como os canais abertos
deixaram de ser o único conteúdo, mesmo que eles continuem sendo
disparado os líderes de audiência.
Não que a TV paga já tenha ultrapassado a
TV aberta, não mesmo, mas, em poucos anos as pessoas veem se
interessando mais pelos canais pago do que pelo conteúdo da TV aberta.
Não porque mais pessoas jovens estão começando a gastar com isso, mas
porque pessoas que antes só assistiam aos jornais e as novelas da Globo,
por exemplo, , hoje dão preferencia a um filme em canais especializados
da TV Paga.
As explicações, além do fator econômico,
estão ligadas a qualidade e conteúdo. Hoje na TV aberta temos no máximo
cinco canais com algum conteúdo relevante em sua programação e nada
mais. Isso em comparação com os 50 canais de TV em todo o Brasil.
Infelizmente a maioria só tem acesso a TV aberta a no máximo 20 canais
ou 40 se tiver uma parabólica. Muitos desses canais ao menos uns 10 são
públicos, ou seja, pertencem ao Governo. São aqueles velhos conhecidos
NBR, TV ponto Jus, Câmara, Senado, entre outros.
Então, nós temos os canais de cultura e entretenimento, sendo que alguns deles realmente são bons e tem até uma boa programação. Por outro lado, uma grande maioria de outros canais não possuem lá uma grande programação e metade da grade está vendida para espaço publicitário ou grupos ligados a igrejas evangélicas. Não são muito bem canais de entretenimento e sim de venda e pregação.
Então, nós temos os canais de cultura e entretenimento, sendo que alguns deles realmente são bons e tem até uma boa programação. Por outro lado, uma grande maioria de outros canais não possuem lá uma grande programação e metade da grade está vendida para espaço publicitário ou grupos ligados a igrejas evangélicas. Não são muito bem canais de entretenimento e sim de venda e pregação.
Então possuímos os únicos que
definitivamente assistimos como a Globo, TV Cultura (Se salva por ser o
melhor em mutos quesitos), Record, Band (vem melhorando bem a
programação, promete arrancar ainda mais da poderosa Globo), SBT e por
fim RedeTV (quem nem pega em todo lugar, nem se sabe até quando vai
estar no ar.).
Mas, de resto. É sempre o mesmo, não
temos novidades, as séries podem até ser boas, mas a emissora não quer
dar continuação. Novelas que já enchem muito o saco, alguns jornais
extremamente sensacionalistas e de extrema baixa qualidade. Falando em
baixa qualidade, esse é um quesito que na TV aberta brasileira não está
em falta. Programações que muitas vezes são ruins, de baixa audiência,
mas, que são mantidas e ficam anos no ar. E aquela série boa que passava
é cancelada, não tendo os direitos renovados.
Acredito
que as pessoas já se cansaram do mesmo, já se cansaram de um monopólio
em cima de uma única emissora e agora apostam em outros conteúdos. Acredito
que a TV aberta e a maioria das emissoras que pertencem a ela devem
começar a investir em seus conteúdos, assim como a Band esta fazendo
para não ficar para trás. Pois se chegar um dia que grande parte das
pessoas estiverem com TV por assinatura em casa e as emissoras de TV
aberta não investirem em conteúdo, vai chegar o dia também, em que todos
nós, iremos ver a grande decadência de canais como a Globo, SBT, Record
e outros.
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